Alunas de Nutrição apresentam artigos no XVII Encontro de Iniciação Científica

No dia 28 de novembro foi realizado o XVII Encontro de Iniciação Científica (EIC), um dos eventos mais tradicionais do Centro Universitário do Sul de Minas, contando com apresentações de artigos científicos inéditos que englobam diversas áreas do conhecimento como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Educação.

Alunas do oitavo período do curso de Nutrição participaram do evento apresentando trabalhos na área. Bianca Maria Azevedo Silva desenvolveu um artigo com o tema “Avaliação da adesão aos 10 passos para uma alimentação saudável de escolares do município de Varginha-MG”. Participaram do estudo alunos entre 9 e 11 anos de uma escola municipal e de uma escola particular.

A adesão aos 10 passos para uma alimentação saudável esteve acima da média entre as crianças de escolas públicas e particulares, contudo a análise dos passos críticos mostrou um comportamento alimentar de risco para a obesidade, deficiências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis“, comentou Bianca.

Já a aluna Alexandra de Carvalho Sanches, apresentou o tema “Avaliação da aceitação alimentar e percepção gustativa em adolescentes com excesso de peso e eutróficos para os sabores doce e salgado”. O trabalho realizado na cidade de São Gonçalo do Sapucaí revelou que os adolescentes que apresentavam sobrepeso e obesidade apresentaram diminuição da sensibilidade gustativa para o sabor doce.

Uma conclusão pertinente retirada da análise do presente estudo é que o grupo excesso de peso por apresentar sensibilidade gustativa diminuída, pode ter necessidade de uma maior quantidade de ingestão de alimentos, o que levaria-os à uma alimentação cotidiana com um aporte maior de energia e nutrientes, sendo estes principalmente sódio, sacarose e lipídeos, o que agravaria sua condição“, explicou Alexandra.