Alunas de Medicina Veterinária organizam I Ciclo de Palestras sobre Medicina Felina

As alunas Bruna Carioca e Karoline Alves, respectivamente estudantes do quinto e oitavo período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas, estão organizando o primeiro Ciclo de Palestras que irá abordar conteúdos e práticas da Medicina Felina.

Apaixonadas pela espécie felina, as universitárias tomaram a iniciativa de organizar um evento totalmente voltado para a Medicina Felina, com suporte da coordenação do curso. “O crescente interesse de pessoas na adoção de gatos vem contribuindo no aumento do número de felinos na clínica veterinária, deste modo torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades acadêmicas que proporcionem aos futuros médicos veterinários o conhecimento das particularidades da espécie”, destacou a aluna Bruna Carioca.

O I Ciclo de Palestras em Medicina Felina, tem como objetivo promover um evento online e   gratuito sobre a área e suas particularidades, trazendo assuntos relevantes e atuais sobre a espécie. Os temas abordados são atuais e de extrema relevância para a clínica médica de felinos. “Um dos intuitos do evento é mostrar para a comunidade acadêmica que o gato não é um cachorro pequeno. São espécies diferentes com particularidades e necessidades diferentes. Com isso é dever do médico veterinário atender essa espécie da melhor maneira possível, prezando sempre pelo bem-estar animal”, ressaltou o Médico Veterinário Breno Alves.

A programação do evento conta com palestrantes de renome na área da medicina felina, selecionados por se destacarem em suas respectivas áreas de atuação que englobam a espécie felina. “Esse evento é muito importante para mim pois além de trazer atualizações da área de medicina felina, experiências diversas de outros médicos veterinários e proporcionar conteúdo educacional exclusivo para tal espécie, é o primeiro evento, de muitos, acredito eu. O Ciclo de Palestras em Medicina Felina vem nos fazer abrir a mente sobre como devemos entender o paciente felino na nossa rotina clínica, melhorando sempre o bem-estar do paciente e eficiência no atendimento, no manejo correto, nos diagnósticos e muitas outras ocasiões”, afirmou a aluna Karoline Alves.

O I Ciclo de Palestras em Medicina Felina acontece entre os dias 16 e 18 de junho, de forma virtual e gratuita. O evento é destinado a estudantes de Medicina Veterinária e profissionais da área. Para participar basta fazer a inscrição clicando aqui. No dia do evento os inscritos receberão o link da palestra por e-mail.

Confira abaixo a programação do I Ciclo de Palestras em Medicina Felina:

16/06 – 19h
Palestrante: Dr. Philipi Coutinho de Souza – Médico Veterinário formado pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas); Mestrado em Ciências Médicas (Unicamp); Professor e Coordenador do Hospital Veterinário da Unifenas.
Palestra: Síndrome de Pandora.

16/06 – 20:30h
Palestrante: Dra. Fernanda dos Santos Alves – Médica Veterinária (UFMG); Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Mestre em Ciência Animal (UFMG); Doutora em Ciência Animal (UFMG); Médica Veterinária da Clínica Escola de Medicina Veterinária Newton Paiva.
Palestra: Emergências em felinos: inspira, respira e não pira!

17/06 – 19h
Palestrante: Dra. Débora Nogueira Paulino – Médica Veterinária (Universidade Anhembi); Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Felinos (Equalis); Pós-graduada em Advanced Feline Behaviour (ISFM); Docente no Curso Técnico de Veterinária no Colégio Tableau e na Pós-graduação em Clínica de Felinos (Famesp); Criadora da Mais Gato.
Palestra: Compreendendo e aplicando o conceito de Cat Friendly.

18/06 – 19h
Palestrante: Dr. João Luis Baqui Dias – Médico Veterinário (UFRRJ); Pós-graduação em Patologia Clínica (Instituto Qualittas); Mestrando na área de Clínica Veterinária com Ênfase em Patologia Clínica (UNESP); Sócio proprietário da Medicina Laboratorial Veterinária (LABIN); Docente e Patologista Clínico Veterinário na UNIFACCAMP; Docente na Pós-graduação em Patologia Clínica (UFAPE Intercursos).
Palestra: Leucograma de estresse em felinos: como suspeitar e diferenciar de outros processos?

18/06 – 20:30h
Palestrante: Dra. Renata Novais Mencalha – Médica Veterinária (UFRRJ); Foi residente em Dermatologia de pequenos animais no hospital veterinário da UFRRJ; Mestre e Doutora pela UFRRJ; Professora de graduação e Pós-graduação no UNIFAA e coordenadora da Pós-graduação em Clínica Médica de Animais de Companhia; Atua no atendimento de dermatologia de cães e gatos no Rio de Janeiro; Autora do Atlas de Dermatologia em Cães e Gatos de A a Z.
Palestra: Diagnóstico diferencial do prurido em felinos.