Aluna do Unis faz relato de experiência sobre intercâmbio na Dinamarca

Confira o relato da aluna Bruna Pala, sobre as suas experiências com o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Unis

Oi! Eu sou a Bruna Pala, estou no 5º período de Publicidade e Propaganda no Unis, e nesse semestre estou fazendo mobilidade acadêmica na Dinamarca como bolsista Erasmus+. Desde pequena sonho em fazer intercâmbio e posso dizer que esse foi o melhor semestre da minha vida!

Primeiramente, morar sozinha, com todas as responsabilidades e ainda em um país estrangeiro não foi muito fácil no início. Senti que aqui na Europa eles não te ajudam passo a passo como no Brasil, aqui você é independente e tem que estar ciente de seus deveres e aprender a se virar também. Me comunicar em inglês foi tranquilo, no início eu não falava muito mas principalmente porque tinha medo de errar, mas depois de pouco tempo fui perdendo esse medo e hoje falar inglês é algo natural pra mim.

Entre as experiências que tive nesse semestre, algumas foram bem especiais. Como por exemplo, passei o feriado de Páscoa na Espanha com minha alemã, tive um final de semana sozinha em Hamburgo, na Alemanha, para ir no show da minha banda favorita, passar em um processo seletivo e ir pra Lituânia por uma semana com tudo pago para estudar por lá (e ainda passei meu aniversário por lá!) e me voluntariar em um festival de música por 16 horas no bar e ganhar ingresso para 2 dias de muita festa!

Esse semestre também me ajudou no desenvolvimento acadêmico, já que a realidade que encontrei aqui é muito diferente da do Brasil, e isso me motivou a participar da seleção de Iniciação Científica do Unis, da qual sou bolsista, e seguir com uma pesquisa na área de linguística e cultura. Também passei a fazer parte da BRASA, a Brazilian Student Association, que é uma comunidade de estudantes brasileiros no exterior que busca empoderar a próxima geração de líderes do nosso país através da educação.

Esse semestre está quase acabando e estou quase voltando para o Brasil, mas as memórias, aprendizados e amigos que fiz aqui vou lembrar para sempre. Me sinto uma pessoa completamente diferente, mais independente, mais aberta para diferenças, menos medo de errar e muita vontade de mergulhar no desconhecido mais uma vez. Sou imensamente grata pela oportunidade que tive, é um sonho que está sendo realizado e foi um prazer representar o Grupo Unis e a América Latina nesses 6 meses de Europa!

Saiba mais sobre a internacionalização do Grupo Unis em internacional.unis.edu.br.