Aluna do Unis conquista 2º lugar em maratona empreendedora durante o Fórum Nacional de Ensino Superior

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro aconteceu o 5º HackLab FNESP no World Trade Center de São Paulo, uma maratona empreendedora que reuniu estudantes de todo o Brasil durante a 24ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior.

Na maratona, 30 estudantes foram selecionados e, logo após, divididos em grupos para desenvolver um projeto inovador que funcione como solução para problemas reais enfrentados pelas instituições de ensino superior.

Ao longo de três dias, os estudantes receberam treinamentos em diversas áreas e, no final do FNESP, apresentaram seus projetos em forma de pitch para os mais de mil participantes do evento, gestores e líderes do setor, além de uma banca julgadora composta por três especialistas em educação.

Representando o Grupo Unis, a aluna do curso de Administração-Comércio Exterior, que também é uma das participantes da pré-incubação da Vila Sapiens com sua startup, Beatriz Branter, participou da maratona e conquistou o 2º lugar com a sua equipe composta por: Daiara Iasmin Rodrigues (Atitus Educação – RS), Nicoli Cavvrani Doganelli (Centro Universitário Senac – SP), Davi Paula da Silva (Faculdade Pequeno Príncipe – PR) e Guilherme Pereira de Souza (Faculdade FECAF – SP).

Beatriz compartilhou conosco um pouco das suas impressões, experiências e vivências durante o evento.

Unis: Conta um pouco pra gente sobre algumas das atividades/palestras/treinamentos mais interessantes que você participou durante esses três dias

Beatriz: Bom, no primeiro dia nós tivemos workshops em vários momentos, inclusive na madrugada, que nos ajudaram na resolução e montagem do pitch, que é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, com ajuda dos mentores que são excelentes.

Logo após, no segundo dia nós fomos para o World Trade Center de São Paulo, onde aconteceu a FNESP, lá conferimos vários stands empresariais e palestras com profissionais da área da educação, inclusive com a presença do Ministro da Educação. Diante disso, nós conseguimos ter várias ideias e também buscar conselhos para a nossa startup.

U: Qual foi a solução pensada por você e a sua equipe? 

B: A nossa solução foi criar uma startup, chamada Cometa: um aplicativo que visa integrar o aluno ao mercado de trabalho estando em sala de aula, como se fosse um “Estágio Sala”, possibilitando a todos ter a experiência da sua área em metodologias ativas e ainda dando visibilidade ao aluno para se integrar ao mercado de trabalho.

Primeiro, a empresa designa um problema que ela esteja vivendo, ou viveu, para o aplicativo. Então, o professor irá abordar o assunto em sala de aula com metodologias ativas, preparando todos os alunos para o mercado de trabalho. Vale ressaltar que nem todos os alunos têm a possibilidade de exercer um estágio pelas condições financeiras, com isso, acabam trabalhando em outra área, diferente da qual eles estudam, não adquirindo experiência e deixando essa etapa para o final do período ou só depois que eles saem da faculdade. No aplicativo, a empresa irá visualizar as soluções, dando ao aluno a conexão ou até uma possibilidade de entrar ao mercado de trabalho em sua área.

O aplicativo tem três áreas:

Alunos: O aluno coloca seus dados pessoais, área que está cursando e a sua solução inovadora que ele desenvolveu em sala com metodologias ativas e com ajuda do professor.

Empresa: A empresa coloca as situações e dificuldades que passa no seu cotidiano e também pode visualizar as soluções ou também dar uma oportunidade para o aluno que mais se destacar ou que tiver uma solução inovadora.

Professor: Aborda os problemas das empresas com os alunos em sala de aula, dando suporte e auxílio através das metodologias ativas.

U: Como foi para você essa experiência de desenvolver soluções inovadoras para o Ensino Superior Brasileiro?

B: Foi extremamente gratificante, estar em um ambiente em que tive a oportunidade de conviver com pessoas brilhantes e com mentores que a todo o momento estavam do nosso lado, sem dúvidas esse foi um ponto que vale ressaltar.

As soluções que foram trabalhadas e atividades exercidas nesse projeto me enriqueceram muito profissionalmente e de forma pessoal, pois como eu sou aluna do Ensino Superior Brasileiro, ter a minha voz sendo pauta para discussões e até mesmo resoluções de uma problemática, que foi a “evasão dos alunos no ensino superior”, para mil gestores da área da educação é algo enriquecedor.

U: Como você sente que essa experiência agregou para a sua formação acadêmica e profissional?

B: Quando tudo finalizou e os ânimos se acalmaram, pois são 3 dias de total empenho, eu percebi que essa experiência me deu mais foco, disciplina, força de vontade, responsabilidade, independência, autocontrole, aprendizado em lidar com um cenário de risco (na questão da startup), além de toda a troca de conhecimento e a experiência dos profissionais que estavam presentes.

Gostaria de agradecer todo o suporte do Grupo Unis – me ajudaram muito -, dos professores e de todos os profissionais que estiveram sempre comigo! Também a todos com quem eu tive essa troca de conhecimento e carinho no HackLab 2022 e na FNESP.

Por fim, eu gostaria de incentivar os alunos para que se inscrevam nas próximas edições, pois será algo de extrema significância na vida deles, posso garantir!

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos