Aluna do Mestrado do Unis palestra sobre consumismo e sustentabilidade como agentes de transformação

Em setembro, a aluna do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis, Liliane Aparecida da Silva Marques, participou de uma live, em parceria com o Instituto Arvorecer, explanando sobre o tema “Resíduos têxteis: consumismo e sustentabilidade como agentes de transformação”.

De acordo com Liliane, o consumismo exacerbado impacta todo o ecossistema, seja através dos processos de produção, seja pelo descarte final, muitas vezes realizado em lixões, que são altamente poluidores. Nesse sentido, a Economia Circular pode exercer um papel fundamental no trabalho com os resíduos, através do reaproveitamento dos mesmos para a fabricação de novos produtos e consequente geração de renda. Como exemplo, pode ser citado o projeto “Entrelaces”, desenvolvido pelo Instituto Arvorecer, com pessoas de baixa renda. Empresas parceiras fazem doação de tecidos usados ao instituto, que os disponibiliza a pessoas de baixa renda para fabricação e venda de artigos, gerando renda para as famílias e a própria sociedade local.

A aluna também teve a oportunidade de abordar o tema de sua dissertação de mestrado, “As práticas de gestão da inovação e a influência na satisfação dos clientes: estudo em uma empresa de saneamento do Sul de Minas Gerais”, que busca identificar possíveis práticas de gestão de inovação e sustentabilidade de uma empresa de saneamento do sul de Minas e os reflexos dessas práticas na satisfação dos usuários dos serviços.

Ela relatou a importância dos orientadores Alessandro Ferreira Alves e Rodrigo Franklin Frogeri na dissertação, nos conhecimentos como pesquisadora e crescimento profissional. Também mencionou seu agradecimento pelo apoio dos orientadores e de todos docentes nos vários artigos e projetos que desenvolve. Para finalizar, argumentou sobre a importância do mestrado para sua carreira, desenvolvimento humano e também do mesmo com a sociedade.