Aluna de Nutrição do Unis realiza estudo e sugere novos produtos para a merenda escolar de crianças de Lavras

School lunches

No mês de novembro, a aluna Flavia Santos Meira do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) realizou um importante projeto de extensão no município de Lavras (MG).

Sob orientação da Profa. Érika Aparecida de Azevedo Pereira, juntamente à Secretaria de Educação do Município de Lavras, Flavia realizou um estudo comparativo dos componentes presentes no Leite Pasteurizado Tipo A Integral Bocaina e na Fórmula Infantil Nestonutri, buscando trazer uma opção de leite às crianças que já se utilizam de fórmula infantil em suas casas, bem como comparar os componentes de leite cru refrigerado e a fórmula infantil reconstituída da Nestlé (Nestonutri) para, assim, avaliar a inserção desta fórmula à lista da licitação de produtos não perecíveis/2023.

A atividade foi realizada no dia 21 de novembro na Secretaria de Educação do Município de Lavras, no setor de Nutrição, onde se encontram os nutricionistas responsáveis pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “Durante o estágio, pude perceber, ao lado dos nutricionistas, a demanda existente no que tange a necessidade da oferta de fórmulas infantis às crianças do Maternal I dos CEMEIs de Lavras e, por conta disso, me pus à disposição para a realização do estudo comparativo entre o Leite Pasteurizado Tipo A Integral e a Fórmula infantil”, explicou Flavia.

Segundo a universitária, mães solicitam frequentemente a inclusão de tais Fórmulas infantis no cardápio, visto que as crianças já fazem o uso destas em suas casas (devido ao desmame realizado, por orientação do pediatra) e, a maioria das famílias, não têm condições financeiras de arcar com tal custo. Além deste motivo, algumas crianças apresentam intolerância à lactose e, também por orientação médica, foram instruídas à ingestão das Fórmulas infantis.

“Realizei um comparativo entre o Leite Pasteurizado Tipo A Integral Bocaina (já utilizado no cardápio das escolas) e a Fórmula infantil Nestonutri (da Nestlé). Tanto na composição quanto nos itens da lista de ingredientes, ambos sugerem aspectos positivos em relação ao outro. O preço pode ser também um fator decisivo para a inclusão ou não na licitação do próximo ano. Obviamente, o Leite Pasteurizado Tipo A Integral possui uma lista de ingredientes mais enxuta, livre de açúcares e aditivos, algo extremamente positivo, enquanto na comparação da tabela de composição nutricional, a fórmula infantil sai na frente no quesito micronutrientes (como menor teor de sódio e com a presença de ferro e vitaminas A, C, E e K). A decisão ou não da inclusão das fórmulas ficará à cargo da equipe de nutricionistas”, concluiu Flavia.