Aluna de Nutrição do Unis ministra palestra na SIPAT da Prefeitura de Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza, até a sexta-feira (06/10), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o objetivo de trazer ações preventivas nas áreas da segurança e saúde do servidor municipal.

Na última terça-feira (03/10), no Theatro Capitólio, a aluna Maria Moraes, do segundo período do curso de Nutrição do Unis, participou como palestrante no evento, demonstrando como a alimentação, que é uma ação tão natural e cotidiana, pode mudar vidas, já que pode ter o poder de prevenção ou trazer impactos a longo prazo, quando desbalanceada.

Eu abordei alguns conceitos básicos da nutrição, falei sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e seus 10 passos para uma alimentação mais saudável, sobre a nova classificação dos alimentos. Também apresentei o conceito de Mindful Eating, o ‘comer consciente’, além de dar algumas dicas de como escolher os melhores produtos no supermercado. Foi uma palestra bem interativa, ao final, as pessoas me fizeram algumas perguntas e tiraram dúvidas. Foi uma experiência diferente e bem incrível”, disse Maria.

Alimentação sobre o aspecto biopsicosociocultural

A palestra foi proferida trazendo um contexto de alimentação biopsicosociocultural, que é a aquela vista por um aspecto multifatorial, não sendo importante apenas para saciar a fome.

“Ela envolve questões biológicas, a qual nosso corpo precisa suprir necessidades nutricionais para a manutenção fisiológica e metabólica. Também traz questões psicológicas, tendo uma correlação direta entre alimento e emocional, o que muitas vezes faz com que utilizemos o alimento para canalizar nossas alegrias e frustrações. Desta forma, aspectos sociais e culturais, nos permitem entender, conhecer e distinguir grupos, sociedades e regiões”, explica Maria Moraes.

Para a coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Érika Pereira: “Foi importante levar ao público que a nutrição vai muito além do nutriente, não somos uma máquina processadora de nutrientes. Enquanto seres humanos, comemos por outros motivos que não a fome! O comer é um ato biológico, mas também psicológico”, diz.

Ao final da palestra, Maria deixou uma mensagem aos participantes: “Seu corpo tem a sabedoria do que você precisa. Escute-o e descubra a liberdade de ter uma relação saudável com a comida”, concluiu.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos