Aluna de Nutrição apresenta benefícios do alho para usuários do PSF do bairro Mont Serrat em Varginha

A aluna Carla Maria de Andrade Souza do oitavo período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizou uma atividade com usuários do PSF do bairro Mont Serrat em Varginha. A aluna buscou informar aos presentes quanto aos benefícios trazidos por alimentos específicos como o alho.

Allium sativum, conhecido como alho é uma planta perene cujo bulbo chamado de cabeça de alho é composto por folhas escamiformes (dentes de alho), usado na culinária como tempero e também para fins medicinais. Existe uma grande variedade de tipos de alho como alho-da-campina, alho-espanhol, alho-poró, alho-sem-meu-cheiro entre outros.

Foi provado o seu poder terapêutico, através do reconhecimento pelo Ministério da Saúde brasileiro e pela FDA (órgão do governo americano para aprovação de medicamentos e alimentos), devido a um poderoso componente chamado alicina, responsável pelo sabor e odor, ao qual são atribuídos os benefícios. Uma pesquisa feita recentemente pela Universidade de Brasília e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Hortaliças (Embrapa Hortaliças), em 2010, mostra que o alho pode contribuir para a redução do infarto agudo do miocárdio.

Porém seu uso exagerado, além de estragar o sabor da comida, pode causar gases, má digestão, desconforto abdominal e, até mesmo, certa sensação de intoxicação