Aluna da Faculdade Victor Hugo/Unis relata experiências internacionais vividas em Portugal

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis foi criado para oferecer oportunidades de qualificação para seus alunos e professores através da realização de experiências acadêmicas e profissionais no exterior.

A aluna Esther Reolon do curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis é uma das estudantes do Grupo Unis que está vivendo experiências internacionais através do programa de mobilidade. Ela está cursando, por seis meses, Educação Básica no Instituto Politécnico de Santarém (IPS) em Portugal.

O que eu tenho experienciado é um constante deslocamento para o desconhecido, tanto na área acadêmica quanto cultural, social e intrapessoal,  o que faz com que eu saia da minha zona de conforto, além de cooperar com o crescimento na vida pessoal com novas experiências, conhecendo novas metodologias de ensino, vivendo com o diferente e buscando sempre contextualizar o que tenho vivido na perspectiva de levar dessa experiência mais que um semestre fora da comodidade, mas um semestre que refletirá o que aprendi pelo resto da vida, sabendo que as escolhas do presente refletirão no meu futuro”, ressaltou a aluna.

Esther comenta que durante o processo de ida a Portugal, surgiram muitos desafios, porém esses desafios abriram várias portas e novas responsabilidades. “As maiores dificuldades nunca são previsíveis, mas sem dúvidas uma delas já esperada era a saudade que eu sentiria da minha família, amigos, casa e cidade, entender que é possível viver com essa ausência momentânea é mais um passo para o amadurecimento”, afirmou.

Para o primeiro semestre de 2019 o Programa de Mobilidade Acadêmica traz 16 países como escolha de destino para os alunos do Grupo Unis, com 32 Instituições parceiras. São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Romênia e Turquia.