Curso de Tecnologia em Logística da FIC recebe nota 4 do MEC

O Curso de Tecnologia em Logística das Faculdades Integradas de Cataguases-FIC obteve nota 4, numa escala que vai de 1 a 5, em avaliação do MEC- Ministério da Educação e Cultura. O resultado foi divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais após verificação in loco [realizada nos dias 21 e 22 de março], em que os avaliadores do ministério constataram que o curso atende todos os requisitos legais para o funcionamento.

O Coordenador do Curso, Prof. Mário César Fialho de Oliveira, explica que o curso superior de graduação em Logística tem duração de dois anos. “A primeira turma formou-se em dezembro do ano passado e atualmente estamos com uma nova turma com previsão de conclusão para dezembro deste ano”, destaca.

Prof. Mário comenta que o objetivo do curso é capacitar o estudante a ser um profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. “Atuando na área logística de uma empresa ou organização, o tecnólogo planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias primas e produtos”, acrescenta.

O coordenador comenta que ao longo do curso, o estudante aprende, desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, “o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos”, conclui.