Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional ministra palestra para professores no Vale do Paraíba

No dia 27 de janeiro, a Profa. Mariana Aranha de Souza, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Unis, ministrou a palestra “Avaliação: desafios e possibilidades” na abertura do ano letivo das três unidades do Colégio Progressão, no Vale do Paraíba.

Participaram 167 professores de todos os segmentos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os professores refletiram sobre o conceito de Avaliação Formativa, as Rubricas de Avaliação e as dimensões da Prova Operatória.

“Que aluno nunca ficou sem dormir porque no outro dia teria uma prova super difícil na escola? Que professor já não passou muitas horas preparando suas avaliações, mapeando os critérios, os objetivos e as pontuações? E ainda assim, muitos alunos foram mal e outros tantos se sentiram injustiçados. Nessa palestra procuramos discutir os princípios que envolvem a avaliação dentro do processo de ensino e aprendizagem, ajudando os professores a elaborarem instrumentos e critérios avaliativos coerentes com suas práticas e compartilhados com os alunos”, explicou a Profa. Mariana.