Atividades práticas ampliam conhecimentos de alunos de Engenharia de Produção da FIC

Os alunos do quinto período do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC participaram de uma aula prática de Eletrotécnica na última terça-feira, dia 25 de abril. Utilizando das estruturas laboratoriais da Instituição, os alunos desenvolveram práticas de circuitos série e paralelo, aplicando conteúdos teóricos absorvidos em sala de aula.

A experimentação prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula é uma das premissas adotadas pelo corpo docente do curso. A infraestrutura dos laboratórios da FIC tem contribuído para o desenvolvimento de projetos juntos a órgãos públicos e empresas da região, conectando os alunos ao mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção da FIC, Prof. Me. Sanderson Rocha de Abreu, a prática nos laboratórios propicia aos alunos a simulação de situações reais que irão encontrar no mercado de trabalho e, consequentemente, melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Ainda segundo o coordenador do curso, além das práticas laboratoriais, muitas aulas acontecem por meio de metodologias ativas, que visam melhorar o processo de construção do conhecimento.

Estamos comprometidos a formar mão de obra qualificada e preparada para atender as reais necessidades do mercado de trabalho, por isso o ensino não pode ser limitado à sala de aula”, reforça o professor Sanderson. Além das aulas laboratoriais e dos projetos desenvolvidos, o curso oferece também parcerias com cerca de 150 empresas da região na promoção de estágio e emprego.

Sobre o curso

O curso de Engenharia de Produção da FIC é nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e figura entre os melhores cursos do país, segundo o MEC. A excelência na qualidade do ensino ofertado e da estrutura oferecida aos alunos tem conquistado o reconhecimento do mercado de trabalho. Recentemente, a FIC, por meio do curso de Engenharia de Produção, firmou importantes parcerias na realização de projetos junto às prefeituras de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Euzébia.