Turmas de Nutrição e Enfermagem oferecem orientação e conscientização à comunidade varginhense no Dia Mundial da Saúde

Anualmente no dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e os cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro Universitário do Sul de Minas desempenharam atividades de conscientização e orientação voltadas à comunidade. O Hospital Bom Pastor e o CEFET de Varginha, também receberam apoio dos alunos.

De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Patrícia Carneiro, as atividades desenvolvidas no CEFET atenderam 150 pessoas da comunidade e 16 alunos. “Foram realizadas orientações em saúde com intuito de conscientização de temas voltados a saúde da população, bem como aferição de pressão arterial e glicemia capilar aos estudantes e colaboradores da instituição”, explicou.

No mesmo dia, os alunos do curso de Nutrição ofereceram orientações aos consumidores quanto às escolhas e compra dos melhores produtos e alimentos. “Os estudantes explicaram sobre o que são alimentos in natura, minimamente processados e ultra processados. Através da representação de prateleiras de supermercado, a atividade orientou as pessoas, enquanto consumidoras, sobre a importância da leitura de rótulos”, comentou a Coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Érika Pereira.

Os funcionários do Hospital Bom Pastor também receberam orientações nutricionais e alimentares. “Os alunos falaram bastante sobre o conteúdo de sódio, fibras e lipídeos dos alimentos. Além de fornecerem diagnóstico nutricional pelo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), de cada funcionário”, ressaltou a Profa. Érika.

No dia seguinte, 08 de abril, a Concha Acústica recebeu mais uma vez os alunos de Nutrição que realizaram atividades de Educação Nutricional. “As ações foram voltadas para o conteúdo de açúcares dos produtos ultra processados, leitura de rótulos e escolhas saudáveis nas compras de supermercados”, comentou a responsável pela atividade, Profa. Daniele Moreira.
A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que, articulado ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. As atividades de extensão assumem um papel de grande importância no processo da comunicação científica, fomentando o desenvolvimento da Ciência, bem como atuam no aperfeiçoamento e na qualificação de recursos humanos”, concluiu a Profa. Érika.

Sobre a data

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.