Aluna de Nutrição ministra palestra sobre qualidade de vida para funcionários da Alameda do Café

A aluna Rayza Mendes, do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas, ministrou uma palestra para cerca de 35 funcionários da empresa Alameda do Café. Sob orientação da Coordenadora do curso, Profa. Érika Pereira, a estudante abordou o assunto: “Alimentação e Qualidade de Vida”.

A boa nutrição exerce papel importante na prevenção e na redução dos riscos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT. A Organização Mundial de Saúde – OMS indica um conjunto de fatores de risco responsável pelo aumento das DCNT: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outros coadjuvantes como tabagismo, consumo de álcool e excesso de gorduras saturadas, aliadas ao baixo consumo de frutas e vegetais”, afirmou a aluna.

A ciência da nutrição já identifica compostos presentes em determinados alimentos (alimentos funcionais ou nutracêuticos) que são capazes de influenciar positivamente nos processos orgânicos. Várias pesquisas científicas têm mostrado os benefícios dos alimentos na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer e, mais recentemente, em patologias que envolvem a atividade intelectual/cognitiva, como o Mal de Alzheimer”, concluiu a Profa. Érika.