Docentes discutem desafios da educação em mesa-redonda

Professores do Grupo Unis organizaram uma mesa-redonda com o tema “O papel da escola: desafios para uma educação transformadora”. O evento foi transmitido online via web conferência pela plataforma Blackboard, a todos os alunos dos cursos de licenciatura EaD.

O debate foi mediado pela Coordenadora do curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário do Sul de Minas, Profa. Ma. Nidia Rocha Felix, e contou com a participação do Prof. Me Ariovaldo Francisco da Silva, Profa. Scheilla Guimarães e Profa. Dra. Leticia Fonseca. “Neste evento entrelaçamos os núcleos de conhecimento das disciplinas Empreendedorismo, Filosofia da Educação, Prática de Formação e Educação não-escolar. O objetivo central foi dialogar sobre os aspectos que envolvem o processo educacional atual. O debate girou em torno das estruturas educacionais e seus desafios. Focamos nas questões que envolvem a promoção das oportunidades que são gestadas dentro dos espaços escolares da Educação Básica numa perspectiva empreendedora, tendo como base um dinamismo para que o processo educativo possa acontecer em diversos espaços trazendo oportunidades de aprimoramento aos alunos da Educação Básica para a vida social e econômica em geral”, explicou a Profa. Nidia.

As atividades foram realizadas na sala interativa da Biblioteca do Centro Universitário do Sul de Minas. “Outro fator que foi levantado nas discussões foram as oportunidades necessárias que os alunos da Educação Básica necessitam vivenciar nos espaços formativos da escola, mediados pelos professores, para irem além dos conteúdos tradicionais, que promovam ações significativas para os educandos com vista à perpetuação do processo educativo para a vida cidadã”, ressaltou a Profa. Nidia.

Esta ação tem relevância no sentido de trazer, de forma interdisciplinar, um diálogo entre as disciplinas envolvidas, promovendo a compreensão sobre a relevância da prática dos processos teóricos que são desenvolvidos em cada uma das disciplinas. É uma iniciativa que busca a promoção do debate e a oportunidade dos alunos vivenciarem os processos educacionais de forma dinâmica e interativa”, concluiu a Profa. Nidia.