Alunos de Educação Física irão competir em festival internacional de dança

Os alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário do Sul de Minas, João Paulo de Oliveira Santos (segundo período), Anna Flávia Garcia (quarto período), e Otávio Belo (oitavo período), membros do grupo de dança Cia Urban Guetto – CGU, se classificaram para o XXII Festival de Danzas del Mercosur, na Argentina. O evento será realizado entre os dias 7 e 11 de setembro.

De acordo com Otávio, coreógrafo do grupo e dançarino há 12 anos, o Festival é associado a uma competição nacional chamada “Dunada Street”. “Nós participamos da terceira edição desse evento, realizada em Santos no ano passado. Os primeiros lugares de cada categoria se classificaram para a competição na Argentina, e nós conseguimos vencer na categoria profissional”, explicou.

O CGU, criado há um ano, tem ao todo 30 dançarinos, sendo que 10 irão viajar para a competição internacional. “O grupo é muito importante para cada um de nós, pois o que buscamos receber em troca é a experiência. O objetivo é sempre a vitória, mas fazer parte dessa competição já é uma grande conquista para nós”, ressaltou Anna Flávia.

Os estudantes afirmam que não receberam nenhum patrocínio durante as competições, e os custos da viagem serão bancados pelos próprios dançarinos. “Buscamos o primeiro lugar, mas a experiência de sair do país, conhecer outras culturas é também uma prioridade. Nós dançamos hip-hop, mas não será um evento de gênero exclusivo, o que nos permitirá expandir nossa visão e abrir nossas cabeças”, comentou João Paulo.

“Essa será uma ótima oportunidade para mostrar o meu trabalho como coreógrafo, e mostrar que o grupo é sério, formado por pessoas comprometidas, que representam o que fazem e abraçam a causa”, concluiu Otávio.